Topografia
Coordenadas com um GPS com bússola e altímetro integrado
(O altímetro é o instrumento usado para medir alturas ou as altitudes, é um instrumento básico exigido para todas as aeronaves a serem certificadas. Ele mede a pressão atmosférica e apresenta-a como altitude em pés)
Sistema de navegação por satélite ("sat-nav") são sistemas que estabelecem o posicionamento geo-espacial autônomo através do uso de satélites artificiais. Estes sistemas permitem que receptores sobre a superfície terrestre possam determinar a sua localização em comparação com os sinais dos satélites, adquirindo sua posição em um sistema de referência espacial conveniente. A acurácia da localização será dada conforme o tipo de técnica de posicionamento utilizada. Quando um sistema de navegação por satélite possui a capacidade de oferecer posicionamento em qualquer ponto da superfície terrestre, adota-se a nomenclatura de Sistema de Navegação Global por Satélite (Global Navigation Satellite System - GNSS).
Como a qualidade do posicionamento com GNSS depende da intervisibilidade entre os satélites (em órbita) e os receptores (na superfície terrestre ou próximo a ela), tem-se uma perda de potencialidade quando se trata de posicionamento em locais com alguma espécie de obstrução do sinais transmitidos pelos satélites, tais como matas fechadas, túneis, edificações, entre outras. Nesses casos, o processo de levantamento por GNSS pode ser integrado a métodos de levantamentos topográficos fazendo uso de equipamentos, tais como teodolitos, estações totais, entre outros. Os dois métodos combinados e devidamente integrados se tornam uma ferramenta de grande importância, possibilitando maior agilidade e praticidade nos levantamentos realizados em áreas de difícil acesso.
Inicialmente os nav-sat foram desenvolvidos para fins militares. Posteriormente, as necessidades de posicionamento para uso civil nos diversos segmentos como agricultura de precisão,