Projeto a escola amigo do idoso
1. Justificativa:
Partindo do pressuposto de que as atitudes são socialmente aprendidas, o processo educativo desempenha um papel central em qualquer projeto de mudança de crenças e atitude em re-lação à velhice.
A produção de projetos, especialmente elaborados para atender às necessidades extra-curriculares, estimula nossos estudantes a terem prazer em aprender e auxiliar a escola a realizar mais uma de suas funções: o compromisso com a construção da cidadania.
Esse trabalho social completa nossa preocupação com o tema norteador “O IDOSO”. Professores responsáveis: todos / Coordenação: Sonja / Bibliotecárias
Nossa missão vai além de transformar informação em conhecimentos, cabe a nós responsabilidades tão importantes quanto essa. Devemos oferecer uma sólida formação de cidadãos éticos e co-responsáveis com o futuro.
A velhice é um conceito historicamente construído que se integra ativamente à dinâmica das atitudes e dos valores culturais da sociedade. A marca social da velhice é estar em oposição à juventude. Em todas as culturas e em todos os tempos históricos existe forte associação entre velhice, dependência, afastamento, improdutividade, isolamento, desvalorização social, doença, incapacidade, declínio e morte. Em todos os contextos, é recorrente a oscilação entre a glorificação e a depreciação da figura do velho, a aceitação e a rejeição da velhice.
Por acreditar que é possível e relevante a formação de virtudes é que nós desenvolvemos atividades, que permitam a construção de conceitos e atitudes voltadas para a socialização, com o propósito de reduzir as diferenças existentes na sociedade.
O Projeto, não é planejado apenas para conhecer o que aconteceu com as pessoas no passado, memorizar fatos de dor, e sim enfatizar a importância das Instituições Sociais, o trabalho e a importância da família, orientando para que evitem ao máximo deixar seus idosos fora do ambiente familiar.