Toxicologia alimentar
ENTRADA
BANCADA
NO FUNDO, QUADRO IMAGEM DO BEM ESTAR.
NENA: Boa noite, vamos começar um debate por um tema muito importante e que pouco damos atenção a eles, vamos falar de “INTOXICAÇAO ALIMENTAR”.
Temos nesta bancada os acadêmicos de farmácia, iremos falar um pouco do que entendemos sobre a intoxicação alimentar.
INTRODUÇÃO - A intoxicação alimentar se dá pela ingestão de alimentos contaminados com bactérias, vírus, parasitas e/ou metais, além de metabólitos tóxicos naturais do alimento.
PERGUNTAS (nena)
1°- O que é intoxicação alimentar? (Maria Thereza)
2° - “Qual a diferença entre “Intoxicação Alimentar”, “ Infecção Alimentar”e “infecção Mediada por Toxina”? (Camila)
3° - Temos uma Intoxicação pouco falada e é uma das mais perigosas se não atendida em um determinado prazo, que é o”Botulismo”. (Beto)
4° - Vamos falar sobre os microrganismos causadores de intoxicação mediada por Toxina. (Fabiana)
5° - Falar sobre o Diagnostico, Prevenção e Tratamento da Intoxicação Alimentar.
Para finalizar nosso debate vamos apresentar um bolo aparentemente normal por cima, mas por baixo com proliferação de microrganismo, não podemos dizer o qual é a olho nu, mas é perceptível que este alimento se encontra contaminado. Podendo a levar a uma intoxicação alimentar fatal.
Apresentação de um vídeo de boas pratica de higiene.
As intoxicações interagem com as enzimas do intestino ou do estômago e podem causar desde uma irritação intestinal que evolui a diarreia ou até uma hemorragia e sangramentos crônicos. Muitas pessoas precisam se alimentar fora de casa todos os dias, e nas ruas as opções são muitas e a aparência dos alimentos aumenta ou diminui a vontade de comer, mas é difícil saber a temperatura e o tempo que eles ficam expostos. A contaminação do alimento ocorre principalmente na temperatura ambiente de 30 a 65 graus as bactérias presentes estão proliferando e multiplicando em grande quantidade. E é a essa temperatura que as comidas de rua estão