Pratos prontos congelados
1- Demografia
2- Motivação
3- Teoria dos 2 fatores
4- Crenças e atitudes
5- Percepção
6- Aprendizagem
Relações com os conceitos
1- Demografia
2- Motivação
3- Teoria dos 2 fatores
Satisfatores
Insatisfatores
4- Crenças e atitudes
5- Percepção
6- Aprendizagem
7- Sentimento
8- Sensação
9- Intuição
10- Teoria de Mac Gregor Teroria X Teoria Y
11- Anexos Pesquisa de campo Pesquisa realizada por alunos da FIESP Matérias Definições dos conceitos
1- Demografia As tendências demográficas são indicadores altamente confiáveis a curto e médio prazo. Para o marketing, os pontos de maior interesse são: * crescimento populacional; * distribuição das faixas etárias; * composição étnica; * graus de instrução; * padrões familiares;
2- Motivação
Toda motivação parte de uma necessidade. Esta necessidade pode ser fisiológica, como a fome e a sede, ou psicológica, como a necessidade de reconhecimento, necessidade de pertencer a um grupo, etc.
Uma necessidade passa a ser um motivo quando alcança determinado nível de intensidade. um motivo é uma necessidade que é suficientemente importante para levar a pessoa a agir. (Keller, Kotler, 2006: pg 183)
A motivação pode ser diferente para públicos distintos.
3- Teoria dos 2 fatores Desenvolvida por Frederick Hersberg, esta teoria diz que existem basicamente 2 tipos de impulsionadores: os satisfatores- que motivam positivamente a compra e os insatisfatores- que a desmotivam. Os insatisfatores devem ser evitados a todo custo, pois apesar de não venderem o produto, podem evitar que o mesmo seja vendido.
A ausência de insatisfatores não basta para que a venda seja concretizada. São necessários também os satisfatores. Como exemplo que podemos citar a garantia. Se um produto não tem garantia contra defeitos de fabricação, isso é um insatisfator, e pode impedir a venda. Agora, se o produto tem a garantia, não podemos considerar isto como