Tortura na Ditadura Brasileira
São Paulo 04 de novembro de 2011
Introdução
No que se refere à Ditadura Brasileira este trabalho pretende mostrar os diferentes modos desumanos de tortura que o povo brasileiro sofreu.
Sendo que o artigo 5º da Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinado pelo Brasil, diz que “ninguém será submetido à tortura ou castigo cruel, desumano ou degradante”.
Em vinte anos de regime militar, esse princípio foi ignorado pelas autoridades brasileiras. A tortura foi utilizada em pessoas de todas as idades, sexo ou situação física e psicológica.
Ditadura Militar no Brasil
O período conhecido como Ditadura Militar durou de 1964 a 1985. Neste intervalo, vários inquéritos e depoimentos apontaram a tortura física e psicológica como expediente utilizado por membros do governo e grupos militares com o objetivo de controlar a população. Assim, vou apresentar, nesta lista, 10 tipos mais conhecidos de tortura utilizados durante o Regime Militar.
1 - Pau-de-Arara 2- Choque Elétrico 3- Pimentinha 4- Afogamento 5- Cadeira do Dragão
6- Geladeira 7- Palmatória 8- Produtos Químicos 9- Agressões Físicas
10- Tortura Psicológica
O Pau-de-Arara consistia numa barra de ferro que era atravessada entre os punhos amarrados e a dobra do joelho, sendo o conjunto colocado entre duas mesas, ficando o corpo do torturado pendurado a cerca de 20 ou 30 centímetros do solo. Este método quase nunca era utilizado isoladamente, seus complementos normais eram eletrochoques, a palmatória e o afogamento.
O Choque Elétrico foi um dos métodos de tortura mais cruéis e largamente utilizados durante o regime militar. Geralmente, o choque dado através telefone de