Ditadura Militar Brasileira
JADE NOVAES DO NASCIMENTO
TRABALHO DE BIOLOGIA “AS SEQUELAS PSCICOLÓGICAS E FÍSICAS DA TORTURA”
SÃO PAULO
2015
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 1
2. DITADURA MILITAR NO BRASIL (1964 – 1985) 1
3. GOLPE MILITAR DE 1964 1
4. TRAUMAS DA DITADURA 2
REFERÊNCIAS 4
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho abordará o tema Ditadura Militar Brasileira, mostrando o sofrimento e humilhações que foram causadas nessa época e quais as torturas mais usadas contra as vítimas.
2. DITADURA MILITAR NO BRASIL (1964 – 1985)
O Regime militar foi o período da política brasileira em que militares conduziram o país. Essa época ficou marcada na história do Brasil através da prática de vários Atos Institucionais que colocavam em prática a censura, a perseguição política, a supressão de direitos constitucionais, a falta total de democracia e a repressão àqueles que eram contrários ao regime militar.
A Ditadura militar no Brasil teve seu início com o golpe militar de 31 de março de 1964, resultando no afastamento do Presidente da República, João Goulart, e tomando o poder o Marechal Castelo Branco. Este golpe de estado, caracterizado por personagens afinados como uma revolução instituiu no país uma ditadura militar, que durou até a eleição de Tancredo Neves em 1985. Os militares na época justificaram o golpe, sob a alegação de que havia uma ameaça comunista no país.
3. GOLPE MILITAR DE 1964
O Golpe Militar de 1964 marca uma série de eventos ocorridos em 31 de março de 1964 no Brasil, e que culminaram em um golpe de estado no dia 1 de abril de 1964. Esse golpe pôs fim ao governo do presidente João Goulart, também conhecido como Jango, que havia sido de forma democrática, eleito vice-presidente pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).
Imediatamente após a tomada de poder pelos militares, foi estabelecido o AI-1. Com 11 artigos, o mesmo dava ao governo militar o poder de modificar a constituição, anular mandatos legislativos, interromper direitos políticos por 10 anos