Ditadura militar brasileira
O golpe militar de 1964 tira Jango do poder e Castelo Branco assume a presidência dando início a ditadura.
No início esperava-se que Castelo Branco so completasse o mandato de Jango, mas isso nao aconteceu.
Com os militares no poder as ações autoritárias se concretizaram e foram criados os Atos Institucionais. Dentre eles os mais importantes são:
AI-2, onde foi implantado o bipartidarismo, ou seja, os demais partidos políticos foram extintos e somente a ARENA e o MDB representavam os mesmos. Além disso,mas eleições para presidente passaram a ser indiretas (o povo nao votava pra escolher o presidente).
AI-3, onde o mandato presidencial diminuiu para 4 anos sem direito a reeleição.
**AI-5: o presidente passava a ter plenos poderes, os que se opusessem ao governo poderiam ser cassados, o habeas corpus foi suspenso, a tortura passou a ser permitida e ouve grande censura.
Castelo Branco aumentou a participação do Estado e do capital estrangeiro a fim de desenvolver a economia do pais, promovendo assim uma ampla abertura da economia ai capital estrangeiro.
COSTA E SILVA
Após o mandato de Castel Branco (que durou 4 anos devido a AI-3) Costa e Silva assume o poder. No plano econômico Costa e Silva deixou bons resultados ao implantar a concessão de crédito a empresas e a taxa de câmbio a fim de combater a inflação.
MÉDICE (PERÍODO MAIS REPRESSIVO DA DITADURA DEVIDO AS TORTURAS)
Um tempo depois Costa e Silva fica doente e Médice assume em seu lugar. Médice era considerado "linha dura" e em seu governo foram frequentes as práticas de tortura.
Durante o governo de Médice a censura aos meios de comunicação aumentou. Os jornais, músicos e artistas utilizavam o humor e metáforas para expressarem suas críticas.
**No período conhecido como "milagre econômico" os capitais estrangeiros ajudaram a expandir a economia do Brasil, que passou a investir em indústrias de bens de consumo duráveis