AD2
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD2 -1ª lista 2013/1º semestre
Disciplina: Teorias da Administração Pública / Coordenador: Carlos Frederico Bom Kraemer
Valor: (10,0 pontos)
Observação: As AD´s terão peso 2,0.
Orientação: não serão aceitas respostas que sejam cópias literais da apostila (façam uma contextualização). O aluno pode utilizar outras fontes, como livros, revistas especializadas, internet, entre outros. No entanto, não deixem de fazer as referências.
Responda às questões abaixo, levando em consideração o conteúdo entre a aula 16 e a aula 21. (unidade 4 até a página 115).
Questão 1. (2,0 pontos) Faça uma síntese das principais características da Administração Pública Patrimonialista praticada em Portugal.
Não havia um consenso do que era Coroa e dos funcionários, nesse sentido o domínio público confundia-se com o privado. Existia um Conselho Ultramarino responsável pelos assuntos comerciais com as colônias. Foram designados donatários para a composição dos quadros administrativos do Conselho Ultramarino na Colônia. Havia cargos criados sem definições claras e que por isso causavam conflitos de atribuições. Foram criadas câmaras municipais dotadas de certa autonomia. Só os “homens bons” poderiam se torna vereadores e votar. O poder era verticalizado, o rei estava no topo. Não havia respeitos as regras da impessoalidade.
Questão 2. (2,0 pontos) O que significavam os estamentos? Por quais razões não podemos compará-los à burocracia moderna como pensou Weber?
Estamentos eram camadas sociais compostas por pessoas que exercem o poder junto ao monarca. Entretanto, segundo Faoro (2001, p. 63), esses estamentos não se tratavam de burocracia moderna do século XX, mas sim de [...] uma burocracia de caráter aristocrático, com uma ética e um estilo de vida particularizados, de funcionários de alto escalão