toria geral da administracao 3
Problema I – Gestão da Qualidade
A qualidade de produção é um fator milenar, visto que sempre preocupou-se produzir com qualidade. Em histórico, pode-se constatar o toyotismo, aplicado em indústrias japonesas e séculos passados, e o fordismo, caracterizado pelo modo americano de trabalho. Isso apenas demonstra que, a qualidade é uma preocupação milenar. “Qualidade é adequação ao uso”. O produto produzido deve estar de acordo com o cliente ao qual aquele produto pretende atender, bem como às necessidades do mesmo. A qualidade do produto é medida pela satisfação do cliente ao qual ele é destinado.
Dimensões da Qualidade
Desempenho: um produto tem bom desempenho se ele realiza o propósito ao qual ele é destinado, ou seja, ele serve realmente para aquilo que foi feito.
Caraterísticas: atributos que suplementam a função básica do produto, ou seja, acrescem “vantagem” em cima da realização apenas da tarefa básica para a qual ele foi produzido.
Confiabilidade: desempenho constante e regular
Conformidade: Atende às especificações de projeto de produção, ou seja, foi produzido da forma como deveria.
Durabilidade: suporta condições adversas de uso sem falhar
** Obsolescência programada: O fenômeno da obsolescência programada, diretamente relacionado ao fenômeno da descartalização, consiste na produção de produtos que exijam troca por um de mais nova geração em um pequeno período de tempo, pois o produto passa a não funcionar ou se torna obsoleto. Isso ocorre pois, se houvessem produções nas quais os produtos durassem anos e não fossem ficando ultrapassados, as pessoas trocariam-nos com menor frequência, o que geraria menor circulação de lucros e empregos.
Mantenabilidade: Facilidade de reparos e serviços
Estética: características sensoriais agradáveis, como aparência e cheiro.
Qualidade Percebida: impressão que o produto causa no consumidor
14 princípios de Deming ( os mais importantes ) 1) Constância de