Atps de tga
FACULDADE ANHANGUERA
Administração
Etapa 2
Aula-tema: Ênfase na Estrutura e Ênfase nas Pessoas
Introdução
Esta atividade será desenvolvida para que possamos perceber a importância de cada teoria e suas principais diferenças umas das outras. Dando ênfase nas propostas citadas de cada uma e também nas razoes que fizeram cada uma delas surgirem, com um novo contexto de conhecimento administrativo.
Descrevendo também suas principais características e contribuições para as organizações da época e algumas que são utilizadas ate hoje.
1. Teoria Clássica da Administração:
Na teoria Clássica, ao contrario da cientifica que se caracterizava pela ênfase nas tarefas realizadas pelos trabalhadores, a teoria clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deve possuir para ser eficiente.
A teoria clássica partiu de uma abordagem sintética e universal da organização, com uma visão estrutural, enquanto na administração cientifica a abordagem era fundamentalmente operacional.
As características fundamentais dessa teoria são: Divisão do trabalho, Unidade de comando, Unidade de direção, Remuneração justa e Ordem. 2. Teoria da Burocracia:
A teoria da burocracia desenvolveu-se dentro da administração ao redor dos anos 40 em função dos seguintes aspectos: As fragilidades das teorias clássica e humanas, pois ambas seguiam por polos extremistas, necessitando assim de uma teoria com enfoque mais amplo e completo.
Também um modelo de organização racional que pudesse ser usada em qualquer empresa e não somente nas indústrias, pois as empresas cresciam em tamanho e complexidade.
As suas principais características eram: caráter legal das normas e regulamentos, caráter formal das comunicações, caráter racional e divisão do trabalho, impessoalidade nas relações, rotinas e procedimentos, profissionalização dos participantes e previsibilidade de funcionamento.
3. Teoria Estruturalista:
As origens da