Materiais de Construção Mecanica I
(poli ou monocristalino) prevista para aquele material.
Propriedades: São as características que este material vai possuir, ex: condução de calor , de eletricidade, ductilidade e etc.
Processamento: É a produção do material desenvolvido em larga escala.
Quanto a composição a principal diferença entre os metais as cerâmicas e os polímeros sé que os metais é uma combinação de elementos metálicos, as cerâmicas são compostas formadas a partir de uma combinação de elementos metálicos e não-metálicos, já os polímeros são compostos orgânicos baseados em carbono, hidrogênio e outros elementos nãometálicos.
Quanto as propriedades os metais possuem grande número de elétrons livres e por isso são bons condutores de calor e eletricidade. Já as cerâmicas são isolantes de calor e eletricidade, os polímeros por sua vez os o que garante baixa densidade e podem ser extremamente flexíveis.
Ex: Metais: Aço, ligas de cobre,
Cerâmicas: vidro, tijolo,
Polímeros: PET, Borracha
Os fatores que influenciam na escolha de uma material são as propriedades deste material e o custo final deste material.
As variáveis que influenciam diretamente as propriedades são composição e estrutura/microestrutura, pois ao fazer o balanço composicional do material leva-se em conta os elementos de liga a ser colocado no material pois aumenta o custo e interfere na propriedade, já a estrutura se não for cuidadosamente estudada ao fazer o material mudará as propriedades.
Os compósitos são materiais que são comostos por mais de um material que não são solúveis entre si, já os materiais avançados são materiais de alta tecnologia, porém são materiais que já existiam com suas caracterís ticas melhoradas.
Os principais efeitos ambientais são: