TOPICOS II - Sustentabilidade
Primeiro equipamento a ser concluído para a Copa do Mundo da FIFA 2014™, a Arena Castelão pulou na frente também por desenvolver ações ecologicamente corretas. Foi o primeiro da América do Sul a receber a Certificação Ambiental.
Durante a obra, foram adotadas medidas e equipamentos que reduzissem os impactos ambientais, como por exemplo, reaproveitar estruturas já existentes. E mesmo após a inauguração, o espaço continua dando bons exemplos para o meio ambiente, com a utilização de louças com menor consumo de água, com descargas a vácuo, que contribuem para a redução do consumo de água potável. A redução do consumo de água potável pelo complexo foi de 67,61%, conquistados apenas com a utilização de metais e de tecnologias economizadores.
No quesito “Tecnologias inovadoras para controle de efluentes”, foi comprovada a redução de 71,94% no volume de água potável direcionada para a rede de esgoto. Empregou-se também o sistema de condicionamento de ar que não utiliza gases refrigerantes a base de CFC (clorofluorcarbono), responsáveis pela destruição da camada de ozônio. E redução de 12,7% do consumo de energia. Foram construídas de resíduos para separação correta para reciclagem.
O empreendimento atendeu a exigência de controle da fumaça do tabaco, com a implantação de política de proibição de fumo em todas as áreas internas do complexo e nas externas, à distância mínima de 8 metros de todas as entradas e tomada de ar dos edifícios.
Ações Sustentáveis
• Usina de reciclagem para reutilização de todo concreto durante a obra
• Implantação de um lava-rodas de caminhões, evitando sujeira no entorno da construção e desgaste do solo
• Parte metálica da cobertura, bem como a estrutura de aço do que foi demolido, separado e destinado para reciclagem
• Materiais em bom estado de conservação foram doados (cadeiras, placares eletrônicos, gramado, cobertura dos bancos de reserva, entre outros)
• Reaproveitamento da água da chuva para irrigação do gramado e sanitários
•