PRODUÇÃO TEXTUAL
A contabilidade é um sistema de informação e avaliação que desenvolve demonstrativos sobre a posição econômico-financeira das entidades, a partir de então o usuário ganha condição para a tomada de decisão, é importante ressaltar que ela não se restringe ao porte da companhia, atividade econômica praticada, natureza jurídica ou a pessoa jurídica, ela é aplicada ao controle do patrimônio seja pequeno, médio ou grande, seja pessoa física ou pessoa jurídica.
A pesquisa utilizada é de caráter bibliográfico e foi desenvolvida através de fontes primárias como legislações e secundárias através de intepretações de sites eletrônicos.
O objetivo desta pesquisa é apresentar a contabilidade aplicada em setores distintos, por isso este trabalho irá abordar três tópicos e irá sinalizar nestas três fases a contabilidade aplicada.
O primeiro tópico irá abordar a contabilidade aplicada ao setor público desenvolvendo questões sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal – LRF e os
Relatórios Resumidos de Execução orçamentária – RREO, logo após o segundo tópico irá desenvolver questões sobre o Índice de Sustentabilidade
Empresaria – ISE com foco no ISE-BOVESPA e por fim o terceiro tópico desenvolverá questões sobre o agronegócio, atualmente é um mercado que está em alta e bastante significativo para economia brasileira.
TÓPICO I
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
1.1 – Em 2001 temos a publicação da LC N° 101/00 – Lei de
Responsabilidade Fiscal – LRF, que veio regulamentar os art. 163, 165,
169 e 250 da Constituição Federal de 1988. Com base no material sugerido, explique o que é a LRF e quais os seus objetivos. Fundamente sua resposta.
A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) é uma Lei Complementar voltada para a responsabilidade na gestão fiscal, objetiva promover o detalhamento das finanças ao Tribunal de Contas, impõe o controle dos gastos dos municípios e estados observando a capacidade de arrecadação dos tributos, oferece qualidade de