Basílica de Nossa Senhora Aparecida
Santuário Nacional da Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida fica em Aparecida, São Paulo. Foi construída no dia 10 de setembro de 1946 mas só foi inaugurada no dia 4 de julho de 1980.
Ela é o segundo maior templo católico do mundo, menor do que Basílica de São Pedro no Vaticano. O estilo dominante dela é o Neorromânico. Foi sagrada em 4 de julho de 1980, por João Paulo II. A Basílica de Aparecida , recebeu a Rosa de Ouro duas vezes, uma das mais antigas e nobres condecorações papais.
O arquiteto escultor que deu início a tudo foi o Benedito Calixto Neto. A Basílica Nova é a terceira igreja que foi construída para a Nossa Senhora da Conceição Aparecida. 1741 foi construída a primeira e inauguraram ela em 26 de julho de 1745, começaram fazer a segunda em 1844 e inauguraram em 24 de junho de 1888.
Hoje a Basílica Nova é visitada por milhares de pessoas no ano! Tem até gente que vem de fora só para conhecer.
Em meados da década de 1940, os missionários da Congregação do Santíssimo Redentor, conhecidos por redentoristas, perceberam a necessidade de se erigir um novo templo para veneração e devoção do povo para com Nossa Senhora da Conceição Aparecida: era preciso um espaço mais amplo, que comportasse mais pessoas. Dessa necessidade, surgiu a ideia de se construir não uma qualquer igreja maior, mas uma basílica.
Benedito Calixto Neto foi o arquiteto contratado para a elaboração do projeto, que foi pedido em forma de cruz grega.3 Em 1945, o então cardeal de São Paulo, Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta levou ao Vaticano o projeto da, então, futura basílica, que foi julgado como brilhante pela comissão examinadora.
Também conhecida por "Basílica Nova", está construída sobre o Morro das Pitas, teve sua terraplanagem iniciada em 1952 e terminada em 1954. Começou a ser construída em 11 de novembro de 1955,3 pela Nave Norte, e seguiu para a construção da "Torre Brasília, que teve sua estrutura metálica doada