Comunicao Jurdica
Alunos do grupo
Guilherme Perini
José Bento
Pedro Henrique
Rafael Freitas
Rodrigo Machado
Sumário
3.4 – Aspectos estilísticos da estrutura oracional 3.4.1 - A frase completa simples
3.4.2 – O fator psicológico da estrutura frásica 3.4.3 – A ordem dos termos no período simples 3.4.4 – A expressividade frásica na coordenação 3.4.5 - A expressividade frásica na subordinação 3.5 - Feição estilística da frase e discurso
3.4 – Aspectos estilísticos da estrutura oracional
Um enunciado, simples ou composto, como se viu, possui ênfase quando a posição dos termos oracionais dá realce à ideia principal.
Ao lado disso, a tonalidade afetiva da combinação de sons será responsável pela linguagem expressiva: a sonoridade evoca na mente cargas semióticas positivas ou negativas, funcionando como um reforço do significado.
Em uma frase, não basta a escolha de palavras para traduzir de maneira firme o pensamento; a frase estilística requer, ainda, uma seleção vocabular cuidadosa e paciente para obtenção de um sistema fonológico capaz de trazer em si um estado afetivo.
3.4 – Aspectos estilísticos da estrutura oracional
Na construção frasal, a configuração módica dos vocábulos acentua sua expressividade. Assim, até os prefixos e sufixos encontram-se carregados de intenção significativa, impondo às palavras a cunhagem de efeitos estilísticos.
Na linguagem jurídica, aumenta a responsabilidade do bom desempenho frasal, por ser o período simples ou composto
- o veículo comunicativo por excelência.
3.4.1 - A frase completa simples
Na significação nominal o fator direção intencional prende uma caracterização à existência real ou ideal de determinado objeto, dando-lhe um aspecto estático e valorativo.
Vejam-se as frases a seguir:
Aquele homem é medroso.
O céu está escuro.
O campo está verde.
Em todos os enunciados acima há uma relação íntima e estática entre homem/medroso; céu/escuro; campo/verde