EAD 306 ATIVIDADE 2
Qual a importância da comunicação pública para o gestor público?
Com o atual cenário mundial e com uma serie de mudanças que afetam tanto a realidade empresarial como os processos de comunicação das organizações; considera-se que a sociedade é a principal responsável pela sua própria organização pela provisão de suas necessidades. Assim, há um crescente deslocamento de tarefas públicas para a esfera privada, o que vem exigindo das empresas públicas um maior diálogo e comunicação com a sociedade. Com o proposito de atender melhor às demandas e interesses da cidadania, bem como trazer o cidadão às esferas públicas, os governos são desafiados à qualificação permanente em torno de técnicas de negociação, habilidades de harmonia de interesses, diversidades e da administração de conflitos. A comunicação é importante para o gestor porque ela vai visar à prestação de contas, o estimulo para o engajamento da população nas politicas adotadas e o reconhecimento das ações promovidas nos campos politico, econômico e social. O gestor pode também gerenciar o conflito mediante a gestão das atividades de jornalismo, publicidade/propaganda e relações públicas.
O gestor, atuando na função de comunicação deve responder por um conjunto de comportamentos adequados, agrupados em três categorias: interpessoal, informacional e de decisão. Na categoria interpessoal, situa o gestor em uma posição única para obter informações organizacionais: representação, líder, relação. Na categoria informacional, referem-se às condições de monitor, disseminador e porta-voz. E na categoria decisão, empreendedor, gestor de problemas, gestor de recursos, negociador.
Os gestores devem ter em mente que a natureza da informação é agregar valor a uma tomada de decisão, enquanto que a comunicação é estabelecer processos de interação e relacionamento entre os públicos.
Quais são as potencialidades e limitações da comunicação pública levando em consideração o ponto de vista do cidadão?
A