Too big to fall - relacao do filme com a economia
Há pouco tempo atraz, em 2008, assistimos uma das maiores crises econômicas mundiais. Esta desencadeada pelos EUA, onde o mercado imobiliario sofreu um colapso geral, afetando diretamente as bolsas de valores do mundo. Em virtude da recessão norte americana, a maior parte dos paises do globo entraram juntamente em crise, destacando a Rússia, México, Tigres Asiáticos.
Como foi dito na época, pelo presidente Lula, o Brasil viu apenas uma “marolinha” dessa crise, realmente, se compararmos com o resto do mundo o nosso país conseguiu se sair muito bem, mesmo com todas as dificuldades economicas da época.
Pois bem, será que se houvesse uma regulamentação direta no mercado financeiro americano essa crise teria sido evitada ? Essa é uma pergunta impossivel de se responder, afinal, não podemos prever o que teria acontecido se os governantes tivessem tomado decisões diferentes.
Abordando o mesmo tema, mas tendo o Brasil como foco , até que ponto a regulamentação do mercado é necessaria ou não para a nossa economia nacional. A regulamentação nos mercados vem sendo a tendencia atual, tornando o mercado mais monitorado pelos estados.
Para os governos isso significa o maior controle sobre o mercado, mas encarreta diretamente a maior trbutação nas operações, limitações operacionais e nas operações de “day trade” entre outros. Por outro lado, seria essa medida vista como protecionista.Um dos perigos eminente dessa completa regulamentação é que ela se torne muito burocrática e também acabe engessando o nosso mercado interno.
Em relação aos investidores e empresários eles jamais iriam aceitar essa filosofia no mercado interno, de alguma foma iriam tentar reagir. Para eles, o controle da economia na mão do Estado representa mair dificuldade de manejar o capital. Não podemos esquecer que se o Estado acaba regulamentando a economia em sua plenitude ela tende a ser muito burocrática, fazendo com que os investidores partam para outros