Tomada de decisão
INTRODUÇÃO
Diariamente são tomadas decisões pelos gerentes que têm que encontrar soluções para diversos problemas que lhes surgem na rotina corporativa. Tanto decisões estratégicas, como de recursos humanos, financeiros e ambientais.
A tomada de decisão não é algo simples de ser executado pois envolve diversos fatores que estão em constante mudança do ambiente em que está inserido, informações não claras e opiniões conflitantes.
Uma tomada de decisão pode definir o sucesso ou o fracasso de uma companhia, como por exemplo o lançamento de um novo produto no mercado que pode vir a ser um sucesso de vendas ou apenas mais um objeto na prateleira.
1 TIPO DE DECISÃO E PROBLEMAS
Entende-se por decisão uma escolha feita das alternativas disponíveis, já a tomada de decisão trata-se do processo de identificar os problemas e as oportunidades e em seguida solucioná-los. Este processo envolve esforços antes e depois da escolha real.
Podemos segregar a tomada de decisão em decisão programada e não programada.
1.1 Decisão Programada
São as decisões que fazem parte da rotina para permitir que as regras de decisão sejam desenvolvidas e aplicadas no futuro, como pedido de material de escritório, definição de rota de transporte, reabastecimento de estoque de materiais etc.
1.2 Decisão Não Programada
São decisões em resposta a uma nova situação, sem antecedentes, que não é bem definida e é desestruturada. Tratam-se das decisões mais complexas que envolvem o planejamento estratégico e têm consequências importantes para a organização visto que a incerteza de resultado de sucesso é maior. A construção de uma nova fábrica ou a mudança da matriz para uma nova cidade são exemplos de decisões não programadas.
O que difere o tipo de decisão a ser tomada está relacionado ao grau de quatro fatores sendo eles: Certeza, Risco, Incerteza e Ambiguidade.
A decisão programada terá um alto grau de certeza e baixo risco pois o tomador de decisões tem bastante