Tomada de Decisão
1 INTRODUÇÃO
O mundo das organizações é bastante complexo e está totalmente interligado por varias etapas, que passam desde a tomada de decisão ate o processo de terceirização estes que devem ser tomadas por pessoas competentes e capacitadas para lidar com os vários tipos de pessoas que juntos ou individualmente podem exerce função positiva ou negativa em uma organização já que esse processo e uma via de Mao dupla tanto o empregado depende do empregador e o empregador depende do empregado e se não chegarem a um consenso que ambos são dependentes poderá levar a organização ao fracasso gerando assim uma insatisfação geral.
2 TOMADA DE DECISÃO
Numa organização a todo o momento uma decisão precisa ser tomada. Para tanto precisa-se de mais informações para tomá-las, e isso acontece geralmente quando estamos diante de um problema que apresenta mais de uma alternativa de solução. Mesmo quando para solucioná-lo possuímos uma única opção a seguir, poderemos ter a alternativa de adotar ou não essa opção. Todo esse processo de escolher o caminho mais adequado, também é conhecido como tomada de decisão (REZENDE, 2000).
Segundo Gomes L.; Gomes C.; Almeida (2006), o conceito do vocábulo decisão é constituído por “de” (que vem do latim e significa parar, extrair, interromper) que se antepõe à palavra “cisão” (do latim cardere que significa cindir, cortar). Sendo assim, literalmente decidir significa “parar de cortar” ou “deixar fluir”. Levando em consideração este significado podemos entender o processo decisório como uma parte crucial para a resolução otimizada de uma situação indesejada. Decidir é posicionar-se em relação ao futuro. Conforme Chiavenato (1997, p. 710) “o processo de análise é escolha entre várias alternativas disponíveis do curso de ação que a pessoa deverá seguir”.
Tomada de decisão, segundo Oliveira (2004), nada mais é do que a conversão das informações em ação, assim sendo, decisão é a ação tomada com