tomada de decisao
CRESCER OU NÃO CRESCER, EIS A QUESTÃO
Destinado exclusivamente ao estudo e discussão em classe, sendo proibida a sua utilização ou reprodução em
Qualquer outra forma.
Case elaborado pelo aluno Ademar Selzlein
Cursando Superior de Tecnologia em Processos Gerencias / março 2014
INTRODUÇÃO
A maioria das decisões tomadas por empresas sobre seu crescimento, afeta totalmente as empresas num todo!
Em inúmeros momentos da história do empreendedorismo, os grandes saltos de qualidade, crescimento e superação resultaram de perguntas, dilemas e inquietações. É preciso indagar para se auto conhecer e identificar os desafios, e então determinar o impulso necessário para superá-los.
Trata-se de um princípio de sabedoria, nessa empreitada: é mais importante fazer as perguntas certas do que receber respostas prontas, ditadas por outros.
O cenário pode incluir os mais variados fatores, janelas de oportunidades criadas pelo desenvolvimento econômico, mercados a desbravar, aumento da concorrência, sofisticação das expectativas do consumidor (cliente), novas regras a obedecer. Saber lidar melhor com eles, e também compreendê-los, e mais importante, entender qual e a sua satisfação. Deste modo é possível escolher os melhores caminhos.
DESENVOLVIMENTO
Baseado no estudo solicitado pela professora Karen, o texto (A FAZENDA SÃO PEDRO) se encontra em uma encruzilhada com uma difícil decisão a tomar.
Segundo a opção de João de alterar o produto que eles oferecem esta errada, pois se seu produto esta em alta não tem que alterá-lo e sim expandi-lo, mas com seus devidos cuidados, seguir um passo de cada vez, testar a região antes de um investimento em massa, para saber qual a aceitação do produto pelo consumidor final, manter os mesmos canais par não gerar centro de custos.
Durante este primeiro teste não usar plano de comunicação, deixar o produto falar por si próprio, um