Todos
A Física que cai no vestibular
Caro estudante, ou melhor, vestibulando, quando falamos sobre Física muitos coçam a cabeça, dizendo que essa é a parte mais difícil nas provas. Bem, estudar Física não significa sair decorando todas as fórmulas para aplicá-las no dia da prova. Podemos dizer que a Física é composta por diversas leis e modelos físicos que precisam ser entendidos, e não decorados, assim as equações podem ser usadas com a finalidade de se chegar a um resultado.
Hoje sabemos que muitos vestibulares aboliram a questão do “decoreba”. Dessa forma, neles são cobradas questões relativas ao nosso cotidiano, ou seja, a fatos recentes mostrados nos meios de comunicação. Sendo assim, é interessante que o vestibulando esteja “antenado” com as notícias, buscando fatos que aconteceram recentemente e que repercutiram em todo o mundo.
Pensando nessas abordagens, vale a pena ressaltar os fatos recentes mais marcantes. Há alguns meses ouvimos falar dos acidentes provocados por terremotos, que causaram grande destruição em diversas áreas do norte do Japão, danificando também a Usina Nuclear Fukushima. Ouvimos falar também do caos aéreo proveniente das atividades vulcânicas na Espanha, Islândia, etc.
Com relação às atividades vulcânicas é bom você ficar atento a algumas questões em relação à Física do magma. Os componentes básicos do magma se relacionam e são governados por algumas leis básicas da Física. Deve-se ter atenção à viscosidade, que é considerada uma das mais importantes propriedades físicas do magma, pois a velocidade com que o magma escoa é controlada pela viscosidade. Portanto, quanto mais viscoso for o magma, menor será a velocidade de deslocamento. A temperatura é um fator de relevante importância, ela pode variar de 800 °C a 1500 °C, para a composição do magma.
Também devemos levar em consideração questões relacionadas à energia nuclear. Há alguns meses vimos o acidente nuclear no Japão, na Usina