todos trabalhos
Começamos o experimento com uma explicação do objetivo esperado pelo professor, ondeseparamos duas molas com as mesmas características e comprimentos iguais.
Já na parte experimental, pesamos os materiais utilizados para verificar a deformação da mola e utilizando um suporte fornecidopelo professor, onde fixamos primeiro uma mola e com auxilio de uma régua inserimos gradativamente os pesos e medimos a deformação da mola e anotamos os valores para achar a tangente do ângulo.Depois repetimos o experimento colocando as molas em serie e observamos a sua deformação mais desta vez usamos os pesos menores pois a altura do dispositivo não permitia utilizar os mesmos pesos doexperimento anterior.
Após concluir os testes da mola em serie verificamos a deformação da mola em paralelo utilizando os mesmos pesos do primeiro teste e após concluir o experimentos conseguimosencontrar o ângulo para os três casos.
Objetivo
• Conhecer a força elástica.
• Determinar a constante elástica de uma mola.
• Traçar o gráfico da força elástica em função da elongação.• Interpretar o significado da área hachurada do gráfico da força em função da elongação.
• Verificar a associação de molas em serie.
• Verificar a associação de molas em paralelo.Introdução Teórica
Força Elástica
Chamaremos de força elástica, toda força que tem propriedades semelhantes a força da figura abaixo. O cientista inglês Robert Hooke ( 1635-1703 ). tais forças é, via de regra, um trabalho de caráter puramente experimental. Entre as forças de interação que figuram mais freqüentemente nos processos que se desenvolvem ao nosso redor figuram as chamadas forças elásticas, isto é, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformações. Por este motivo é interessante que se tenha uma idéia do comportamento mecânico dos sistemas elásticos. Não conhecemos corpos perfeitamente rígidos, uma vez que todos os experimentados até hoje sofrem deformações mais ou menos