Todos trabalhos
EXACERBADO?
ABECHE, Regina Peres Christofoll
1
RODRIGUES, Alexandra Arnold
2
Resumo
Este artigo faz uma revisão histórica da instituição família a partir da Idade Média, enfatizando as mudanças ocorridas nesta até a contemporaneidade. Para tanto, utilizouse autores que trabalham, além da teoria psicanalítica e da Escola de Frankfurt (pilares deste estudo), a relação mundo do trabalho – indivíduo, para analisar a implicação desta relação na família. Hoje, o mundo do trabalho exige ao indivíduo, flexibilidade, polifuncionalidade, ausência de planos de carreira ou de emprego estável, bem como uma valorização do individualismo que potencializa a super-competição e compromete os vínculos/laços afetivos que influencia a família direta ou indiretamente. Por fim, este artigo pretende dar subsídios a pensar o trabalho como instrumento do sistema vigente e a sua relação com a família contemporânea.
Palavras-chave: Mundo do trabalho – Família contemporânea – individualismo – vínculos. Resumen
Este atículo hace uma revisión histórica de la institución familia a partir de la Edad
Media, enfatizando los câmbios ocurridos em esta hasta la contemporaneidad. Para tanto, se utilizo autores que trabajan, además de la teoría psicanalítica y de la Escuela de
Frankfurt (pilares de este estúdio), la relación mundo del trabajo – individuo, para analizar la implicación de esta relación em la familia. Hoy, el mundo del trabajo exige el individuo, flexibilidad, polifuncionalidad, ausencia de planes de carrera o de empleo estable, así como uma valorización del individualismo que potencía la supercompetición y compromete los vínculos/lazos afectivos que influéncia la familia directa o indirectamente. Por fin, este artículo pretende dar subsidios a pensar el trabajo com o instrumento del sistema vigente y su relación com la familia contemporánea.
Palabras-llave: Mundo del trabajo – Familia contemporánea –