Todo império perecerá - Jean-Baptiste Duroselle
Ficha de Leitura
TODO IMPÉRIO PERECERÁ. CAP. 1: O ESTRANGEIRO
DUROSELLE, Jean-Baptiste.
1. Qual a ideia/temática central do texto? Diga sobre o que é o texto em no máximo um parágrafo. Que problema motivou o autor a escrever? O que o autor quer explicar? Por que esse tema é importante para as relações internacionais? É um capítulo de livro ou um artigo? Se for capítulo, sobre o que é o livro como um todo?
“O estrangeiro”, primeiro capítulo da obra Todo Império Perecerá, de
Jean-Baptiste Duroselle, trata, em linhas gerais, de como definir estrangeiro – e de como lidar com ele – dentro de aspectos jurídicos, psicológicos, políticosociais e econômicos baseados, desde o início, em uma análise de perspectiva histórica. A obra, como um todo, é uma Teoria das Relações Internacionais que trata de questões teóricas e metodológicas, mas que insere novos problemas e interpretações para o estudo dessa disciplina.
Parece-nos que a motivação do autor para escrever vem do fato de que, dentro das teorias e análises das relações internacionais, há poucas obras que estabelecem uma aproximação adequada entre história e essas teorias.
Duroselle afirma que “o estudo científico das relações internacionais não pode ser baseado senão na matéria fornecida pela história...” (introdução, p. 21)¹.
Assim, no primeiro capítulo, ele tenta explicar uma tipologia do estrangeiro e como ele afeta a política interna e a política externa de um Estado.
2. Quem é o autor do texto? O que o qualifica para escrever sobre esse tema? Jean-Baptiste Duroselle foi um dos autores mais influentes da escola francesa de história das relações internacionais, fundada por Pierre Renouvin, durante a década de 1930. Duroselle era historiador, professor no Instituto de
Estudos Políticos de Paris e no Departamento de História da Sorbonne, presidente do Instituto de História de Relações Internacionais
Contemporâneas, bem como da Comissão para a