Resumo uma teoria baseada na história
DISCENTE: Andrey Ide RA: 4201512
DOCENTE: Prof. Dr. Héctor Luis Saint-Pierre
DISCIPLINA: Introdução às Relações Internacionais
CURSO: Relações Internacionais – 1º ano (Noturno)
Resumo: DUROSELLE, Jean-Baptiste. Introdução: Uma teoria baseada na história IN: Todo império perecerá: teoria das relações internacionais. Brasília: Ed Universidade de Brasília, 2000. Páginas 17 – 40.
Diferentemente das ciências naturais o estudo das teorias das relações internacionais requer mais do que simples análises comprobatórias, leis, descrições, metodologias estatísticas e postulados. Como em todas as ciências sociais, o estudo das R.I requer a interpretação, a crítica, a compreensão de seu campo de estudo.
A história, como matéria dos estudos das relações internacionais em contraposição as ciências naturais – baseadas no estudo fenomenológico –, é feita por uma sequência de acontecimentos. A diferença básica é a datação dos acontecimentos. Como exemplo: a demolição de um muro é apenas um fenômeno, já a derrubada do Muro de Berlim em 9/11/1989 é um acontecimento.
O desenvolvimento da ciência facilitou a percepção humana de sua história. A evolução tecnológica da rede mundial de computadores hoje proporciona grandes possibilidades de armazenamento do conhecimento, produção cultural e vídeos, fotos de acontecimentos mundialmente importantes. Da mesma forma que fornece novas ferramentas de pesquisa, de percepção do espaço terrestre, marítimo e aeroespacial. Tudo isso de forma precisa. Essas facilidades habilitam um bom historiador de datar com eficiente a pura história, diferente de alguns que o fazem com subjetividade.
São por esses meios que a Antropologia e a História trabalham juntas no estudo das atividades humanas e de suas ações, que de imediato se transformaram em acontecimentos.
Existem escritores, como Johan Galtung, anuladores do fator histórico nas