Duroselle jean-baptiste. uma teoria baseada na história [fichamento]
773 palavras
4 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA “JÚLIO DE MESQUITA FILHO” FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DISCENTE: Wesley Alves de Oliveira RA: 4201212
DOCENTE: Prof. Dr. Héctor Luis Saint-Pierre
DISCIPLINA: Introdução às Relações Internacionais
CURSO: Relações Internacionais – 1º ano (Noturno)
Fichamento: DUROSELLE, Jean-Baptiste. Introdução: Uma teoria baseada na história IN: Todo império perecerá: teoria das relações internacionais. Brasília: Ed Universidade de Brasília, 2000. Páginas 17 – 40.
O autor inicia o texto apresentando a o tema: a definição clara e concisa da expressão das relações internacionais. Ele tenta nos apresentar a situação das ciências humanas no geral (o estado empírico apesar de um enorme desenvolvimento descritivo e metodológico) e as barreiras do progresso (dificuldade na formulação de leis que aportem necessariamente unanimidade) (páginas 17-18).
Desde o inicio do texto o autor deixa claro que pretende nos apresentar sua teoria das relações internacionais, que seria uma teoria baseada na história. Ele nos traz a diferenciação entre fenômeno e acontecimento, sendo o primeiro o objeto de estudo da ciência em geral, percebido pelos nossos sentidos, direta ou indiretamente e independente do tempo e o segundo um fenômeno também, pois é igualmente objeto de estudo cientifico, porém sendo datado e, consequentemente, único e tendo necessariamente uma ligação com o homem, ou seja, tem que ter sido percebido por este. Este último ele nos apresenta como objeto de estudo especifico da história, nos apresenta os diferentes traços deixados e atitudes humanas em face do mesmo. Para ele, a compreensão das ciências humanas, em especial a história não deve se dar da mesma maneira que as ciências naturais, ele diz: “a verdade científica, qualquer que seja o objeto, é racional. Devemos, pois, estudar cientificamente o homem; este, porém, é uma mistura de racional e irracional.” (página 21) (páginas 18-20).
Quanto à relação entre a teoria