ROTEIRO ANÁLISE – FILME “O ÓLEO DE LORENZO”
ROTEIRO ANÁLISE – FILME “O ÓLEO DE LORENZO”
1. O filme transmite várias imagens da ciência e do cientista. Quais são?
Diagnósticos dos cientistas sobre algumas doenças, como as imagens mostradas no inicio do filme, quando é feito o diagnostico de ALD em Lorenzo, o médico deixa claro que não existia cura e que o destino de Lorenzo seria a morte. Com essa afirmação ele põe em duvida todo conceito da ciência e do conhecimento cientifico, pois se era uma doença recém-descoberta deveria existir um estudo aprofundado sobre ela.
Transmite imagens de ciência quando os pais de Lorenzo vão a procura da cura, pesquisando, tendo conhecimentos através das pesquisas.
2. Quais as diferenças e interesses dos pesquisadores e o dos médicos com relação às necessidades e expectativas do paciente e da família Lorenzo? Os médicos têm regras para seguir, de certa forma os pesquisadores precisam de tempo e um conhecimento cientifico com base de pesquisas, para ser comprovada e iulgada, onde não cometa erros e coloque em risco a vida das pessoas. Os pacientes e família não tem o mesmo tempo e por isso é muito difícil pensar de uma maneira racional. Esse caso é mostrado no filme, onde a família Odone, não possuía tempo já que a doença de Lorenzo poderia levá-lo a morte. Causando assim desespero e uma falta de compreensão, tomando por sim só suas providencias. No caso dos Odone a autonomia dos pais deram certo, mas poderia ter sido ao contrario, adiantando a morte de Lorenzo.
3. Analise criticamente a postura dos pais, dos médicos