Toc e fobia
Este trabalho foi realizado com seis integrantes de estudantes de Psicologia da Universidade de fortaleza (UNIFOR), apresentando dois transtornos que se apresentam cada vez mais freqüente no cotidiano; Transtorno obsessivo compulsivo, mais conhecido como “TOC”, e fobia. Foram entrevistados dois profissionais da área que trabalham com estes transtornos, e de posse dos dados fornecidos pelos profissionais, pudemos relacionar seus conhecimentos de base teórica e prática (experiências clínicas) com artigos científicos, monografias e textos científicos que se referem aos objetivos do trabalho. As entrevistas foram realizadas com um psiquiatra e uma psicóloga, sendo de grande valia para o nosso trabalho já que as argumentações teóricas se fizeram condizente com as fontes pesquisadas por nos alunos. O objetivo do trabalho foi entender mais sobre estes transtornos em uma abordagem médica e psicóloga tendo em vista que o tratamento dos mesmos não é único e pode ser conjugado com diversas abordagens.
INTRODUÇÃO
A investigação da pesquisa feita por nós, pode confrontar com a importância de um modelo biopsicosocial cada vez mais entrelaçado com o modelo biomédico, No estudo destes dois transtorno podemos afirmar que estes modelos parecem precisar do outro de forma mútua, já que os dois profissionais tinham formações da área de saúde e psicológica.
O grupo alem de tudo tentou discutir sobre os dois temas de forma aberta já que estes dois transtornos hoje, esta crescendo cada vez mais, e diversas opiniões foram trazidas e discutidas. O fato é que realmente o ser humano vem adoecendo cada vez mais e estes dois transtornos vem crescendo e sendo apresentados cada vez mais na sociedade atual, portanto tentamos pesquisar, discutir e entender os diversos campos que estão associados a estes transtornos e entendemos que diversos aspectos podem se fazer benéficos na abordagem de um paciente ou cliente com estes dois tipos de transtornos;