Transtornos Fóbicos
Fobia Social
Fobia Social / Introdução
A fobia social representa um problema grave de saúde mental com características incapacitantes em suas diferentes formas de apresentação.
A mais comum é o medo de ser humilhado ou ridicularizado em situações sociais por apresentar atitudes inadequadas, falar em público ou com um parceiro em um encontro romântico.
A interação social torna-se mais ameaçadora se for associada a um descontrole motor observável em comportamentos como beber, comer ou escrever.
Fobia Social / Introdução Indivíduos com Fobia Social, independentemente da faixa etária, têm maior risco de apresentar outros diagnósticos psiquiátricos como transtorno de ansiedade, depressão, fobia específica e dependência de substâncias psicoativas como álcool e tranquilizantes.
Fobia Social / Etiologia
Estudos familiares demonstram um padrão de agregação familiar de Fobia Social. A maior incidência de Fobia Social em parentes de primeiro grau de indivíduos acometidos sugere que, pelo menos parcialmente, esse transtorno seja geneticamente herdado
Uma área muito estudada é a relação entre inibição comportamental – que inclui introversão, timidez, esquiva e medo de pessoas e objetos estranhos
Fobia Social / Etiologia
Pesquisas em desenvolvimento infantil correlacionam inibição social precoce com respostas de proteção e controle exagerados dos pais. Estas, por sua vez, reforçam o retraimento da criança e conseqüentemente dificultam a exposição a situações sociais.
Transtornos Fóbicos
Fobia Específica
Fobia Específica
A Fobia Específica é mais comum que a fobia social. Entre as mulheres, é o transtorno mental mais comum; nos homens, perde apenas para abuso de substâncias. A proporção entre mulheres e homens é de 2:1.
É classificada como o medo acentuado e persistente, excessivo ou irracional, revelado pela presença ou antecipação de um objeto ou situação fóbica por exemplo (animais, ambiente como raios e tempestade, injeção, sangue,