TO 2 Poder Nas Organiza Es
Esta pesquisa tem por objetivo fazer uma reflexão sobre as questões do uso do poder nas organizações e seu impacto sobre o comportamento das pessoas.
Homens e Mulheres empenhados em atividades que exigem cooperação, por um objetivo que compartilham, unir suas vontades individuais e em conjunto com um objetivo que exige esforços comuns, que podem ser frustrados quando há desconfianças ou inseguranças naqueles que detêm o poder. A desconfiança ou insegurança, sejam em relação à pessoa, sejam em relação a equipe, sejam em relação ao cargo, podem bloquear a tomada de decisões, crescimento profissional e intelectual dos indivíduos envolvidos .
Introdução
Poder é uma palavra feia. Tem conotações de domínio e de submissão, de controle e de consentimento, a vontade de um ser humano sacrificada à auto-estima de outro. É uma palavra que evoca também imagens de um distúrbio humano, no qual o orgulho e a ambição desordenam a percepção. O poder pode obscurecer a visão das coisas, distorcê-las através da manipulação e intriga. Não obstante, é o poder, a capacidade de dominar e influenciar outras pessoas, que proporciona a base para a direção das organizações e para a consecução de objetivos sociais. A liderança é o exercício do poder.
Uma solução para esse problema seria a ideologia em que o exercício do poder é aceito a serviço da crença, mas quando essas crenças se enraízam muito profundamente, esta pode virar um dogma que violenta a natureza e a dignidade humanas.
Outra solução seria a liderança carismática. O líder carismático induz à lealdade pessoal, assegurando a aceitação de metas e decisões. Para o grande filósofo Platão, " a subjugação do poder depende, em parte, das qualidades pessoais dos líderes, de sua constituição psicológica e do seu aprendizado escolar." O que podemos notar através da história é que a maioria dos líderes carismáticos são