Resenha Felipe Silva De Barros
Artigo: O IPHAN e o seu papel na construção/ampliação do conceito de patrimônio histórico/cultural no Brasil - Almir Félix Batista de Oliveira.
CURSO: Graduação em Arquitetura e Urbanismo
DISCIPLINA: Técnicas Retrospectivas
DOCENTE: Luiz Marcelo Gomes Ribeiro
DISCENTE: Felipe Silva de Barros
Artigo: O IPHAN e o seu papel na construção/ampliação do conceito de patrimônio histórico/cultural no Brasil - Almir Félix Batista de Oliveira.
O Referido Artigo é parte integrante do Capítulo II da dissertação de mestrado do próprio autor, intitulada: Memória, História e Patrimônio Histórico: políticas públicas e a preservação do patrimônio histórico. Coordenando o Projeto de Implantação do Memorial do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte.
A obra possui 38 páginas e está organizada em quatro seções:
Introdução
A construção do conceito de patrimônio histórico pelo IPHAN
O início da mudança perspectiva
Algumas considerações finais
A intenção do referido artigo é discutir a ampliação teórica e a ação prática do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em relação ao conceito de patrimônio cultural brasileiro.
Na introdução é apresentado o contexto em que se consolidou o Conceito de preservação e conservação do patrimônio Histórico no Brasil no século XX, caracterizado pelo autor como uma febre avassaladora, que impulsionou as diversas instituições especializadas em patrimônio/conservação a articularem-se no intuito de apresentarem propostas alinhadas com os interesses de diversos setores da sociedade apontando potencialidades até então não exploradas nesse campo. A partir dessas iniciativas o termo Patrimônio Histórico ganhou um novo significado jamais visto anteriormente, de tal forma que o tema passou a figurar como pauta de novas políticas públicas, seminários, congressos atribuindo à cidade uma nova visão e funcionalidade. As instituições especializadas em patrimônio e