TN no câncer
CÂNCER
Thaís Fernandes Assunção
CÂNCER
• Pode ser caracterizado como uma patologia genética que envolve a proliferação descontrolada de células normais juntamente com processos que envolvem mutações no
DNA da célula provocando assim alterações catabólicas intensas no indivíduo.
•A etiologia da doença é multifatorial crônica associada com fatores ambientais como obesidade, sedentarismo, uso de tabaco, ingestão excessiva de álcool e outros.
• As manifestações clínicas dependem de vários fatores como o estágio do tumor, sua localização, tipo (benigno ou maligno). Algumas manifestações como perda ponderal progressiva, anemia, anorexia, dor, náuseas, vômitos e fadiga são mais comuns.
NUTRIÇÃO NA ONCOLOGIA
• A desnutrição é a principal complicação nutricional que atinge pacientes oncológicos, isso pode ser explicado tanto pela fisiopatologia da doença que causa um aumento de gasto energético (pela atividade tumoral) quanto pelos sintomas causados pelo tratamento da própria como muscosite e alterações na absorção de nutrientes. • Essa desnutrição juntamente com os sintomas da doença quando não tratados com uma terapia nutricional podem evoluir para a Caquexia, que é uma condição de desnutrição proteico-energética grave com a presença de anorexia, perda de peso involuntária, depleção de massa magra e tecido adiposo.
• Pode levar o paciente a ter distúrbios hidroeletrolíticos, anemia e imunossupressão, condições que associadas a condição fisiopatológica prejudicada do paciente podem levar a um prognostico ruim. Pacientes caquéticos apresentam resposta reduzida à quimioterapia e menor sobrevida.
DIAGNÓSTICO NUTRICIONAL
Avaliação Subjetiva global produzida pelo paciente (AGS – PPP) ( Mais indicado)
Avaliação Global Subjetiva (AGS)
Protocolo de classificação de Tipo de Tratamento Oncológico
Terapia Neoplásica Aplicada
Intervenção Nutricional / Intervenção Nutricional Específica
Calcular Necessidades