Titulo
É usual a execução de drenagem em terrenos, sendo que em drenagens profundas é utilizada a DHP (Dreno Horizontal Profundo). O DHP constui-se de um sistema de captação de águas distantes da face do talude, antes de seu afloramento. A captação é realizada a partir de tubos plásticos drenantes, que conduzem a água então para as canaletas de escoamento. A instalação dos tubos drenantes (de 1¼ a 2”) é feita a partir de perfurações no solo. Os tubos são recobertos por manta ou tela de nylon e então embutidos no maciço em comprimentos entre 6 e 18 metros.
Fig1. Esquema do dreno DHP
2.APLICAÇÃO
O Dreno Horizontal Profundo, ou DHP, é uma técnica recomendada para solos com grande concentração de água ou muros de contenção que foram edificados abaixo do nível de afloramento da água.
[pic]Fig.2 foto de um talude com sistema de drenagem DHP.
3.EXECUÇÃO
• Inicialmente é feito um furo com trado ou outro instrumento manual ou motorizado. Usar o trado de 10 centímetros. Construir uma guia com cavaletes de madeira para direcionar a penetração do trado que deve formar um furo com 2 porcento de inclinação. • Ir emendando a haste do trado até atingir a profundidade desejada. • O comprimento vai depender da altura do talude e do tipo de solo mas, em geral, o comprimento do tubo de drenagem é de 1,5 vezes a altura do talude. Para ter segurança, é bom checar esse número com um profissional do ramos, isto é, um Geotécnico. • O dreno mesmo é um tubo de PVC rígido de 5 cm de diâmetro sobre o qual fazemos furos de 8 mm de diâmetro a cada 5 cm. Isto é feito ao longo de todo o tubo, exceto num trecho inicial onde vai ser feito o sêlo. • Feito os furos, envolve-se o tubo em uma tela de nylon com gramatura de 60 fios. Isso é feito para garantir que não vai ocorrer penetração de terra para dentro do tubo. Esse conjunto é introduzido com cuidado para dentro do buraco aberto. [pic]Fig.3 desenho