Teoria da administração
1) Com base na leitura do texto “Abordagem Clássica da Administração” é possível observar os aspectos que Frederick Taylor defendia na Administração Cientifica. De acordo com os conhecimentos que você adquiriu na primeira aula desta disciplina, destaque um dos aspectos que Taylor defendia e que posteriormente foi criticado pela Escola Humanista. Omecanismo de sua abordagem, que lhe garante o nome de teoria da máquina, a superespecialização que robotiza o operário.
Frederick Taylor estudou o problema de chão de fábrica de sua época e popularizou a noção cientifica: obter o resultado desejado com menor desperdício de tempo, esforço e materiais, custo/benefício.
Os aspectos que Taylor defendia o problema de salários, estudo do tempo, definição de tempo-padrão, administração das tarefas.
Taylor achava que se cronometrasse o tempo máximo de trabalho e medisse espaço que o homem precisa para executar uma tarefa com eficiência, pouparia mais tempo e assim subiria a produção e o lucro da empresa.
Taylor acreditava que cada pessoa desempenhava uma função melhor que a outra, por isso, tinha que colocar a pessoa certa no lugar certo, daria mais resultado para a empresa, e o funcionário ganharia por produção, quanto mais produção mais ganha. para ele o melhor jeito de administra é através de um estudo, de uma ciência. Tinha como objetivo de acelera o processo produtivo, produzir mais em menos tempo, sem perder a qualidade.
* PRINCÍPIO DA INTENSIFICAÇÃO: consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no