titulo
REGRAS DO JIU-JITSU
Jiu-Jitsu é a arte mais antiga, que tem como objetivo a Defesa Pessoal. Originou-se na China e posteriormente na Índia, Japão e Brasil, onde se aprimorou e tornou-se o centro mundial de execução deste esporte.
O Jiu-Jitsu desportivo é onde os atletas competem entre si, colocando em prática suas habilidades físicas, técnicas e psicológicas, cujo objetivo é vencer seu adversário.
Os golpes válidos mais comuns são aqueles que têm como objetivo neutralizar, imobilizar e lançar o adversário ao solo. Além disso, existem os golpes não válidos, tais como, morder, puxar cabelo, enfiar os dedos nos olhos, entre outros.
Artigo 1º Área de Competição Jiu-Jitsu
É toda área que compõem o palco de competição, podendo ser composta por uma ou mais áreas de lutas, tendo espaço para todo o pessoal de apoio, tais como, arbitragem, fiscais, direção, entre outros.
ÁREA DE LUTAS JIU-JITSU:
Cada área será composta de no mínimo 64,00 m2 e no máximo de 100 m2. Devendo dividir-se em Área interna e área de segurança.
Artigo 2º Equipamentos
MESA DIRETORA: Será a mesa de direção dos trabalhos da competição, onde ficará somente o locutor controlador das chaves e autoridades competentes, sendo localizada à frente do ringue. Além disso, haverá dois placares, controlando os pontos da competição, também será necessário dois tipos de cronômetros, um de duração de combate e outro como reserva.
Artigo 3º Arbitragem Jiu-Jitsu
A competição será conduzida por um árbitro central sob a supervisão da comissão de arbitragem. A responsabilidade total do combate estará nas mãos do árbitro central, cabendo a ele decidir todas as ações que deverão ser tomadas. Durante a competição, caso os lutadores estarem ultrapassando as delimitações da área, cabe ao árbitro parar o combate e chamar a atenção dos mesmos, ou quando os lutadores estiverem 2/3 do corpo fora da área de luta, o árbitro tem total liberdade para puxar os contendores para o