Ácidos Nucleicos
Os ácidos nucleicos são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleotídeos. Cada nucleotídeo, por sua vez, é formado por três partes:
* um açúcar do grupo das pentoses (monossacarídeos com cinco átomos de carbono);
* um radical “fosfato”, derivado da molécula do ácido ortofosfórico (H3PO4).
* uma base orgânica nitrogenada.
De seus três componentes (açúcar, radical fosfato e base orgânica nitrogenada) apenas o radical fosfato não varia no nucleotídeo. Os açucares e as bases nitrogenadas são variáveis.
Quanto aos açucares, dois tipos de pentoses podem fazer parte de um nucleotídeo: ribose e desoxirribose(assim chamada por ter um átomo de oxigênio a menos em relação à ribose.
Já as bases nitrogenadas pertencem a dois grupos:
* as púricas: adenina e guanina;
* as pirimídicas: timina, citosina e uracila.
Presentes no núcleo dos eucariotos e dispersos no hialoplasma dos procariotos, os ácidos nucleicos podem ser de dois tipos:
* Ácido desoxirribonucleico (DNA)
* Ácido ribonucleico (RNA)
Ambos estão relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características.
DNA
O DNA é uma molécula simples, porém grande, feita a partir de quatro unidades estruturais básicas semelhantes, denominados nucleotídeos. Ao se analisar a molécula de DNA, através de um experimento envolvendo difração de raios X, apontou que este é formando a partir de duas fitas enroladas em forma de hélice. Sendo assim, a informação genética está codificada na sequência de nucleotídeos que compões os dois filamentos, complementares, de DNA. Além disso, devido às regras de complementaridade de bases, a sequencia de um dos filamentos determina a sequencia de seu complementar, isto é, do outro filamento.
Os nucleotídeos do DNA são formados a partir de um açúcar, a desoxirribose, ligada a um único grupo fosfato e a uma base,