Titulo de divida
O foco deste trabalho é o de apresentar de forma simples e objetiva a opção de investimento conhecida por título de dívida.
Será explicado os atributos básicos de investimento em títulos de dívida e seu uso como instrumento de investimento. Será descrito os aspectos essenciais de um título de dívida, a relação entre preços de títulos de dívida e rendimentos, bem como explicar o porquê de alguns títulos serem mais voláteis que outros.
No fim do trabalho estarão listados os principais títulos de dívida negociados no país algumas de suas características.
1- Por que investir em títulos de dívida?
1.1 – Título de dívida
Ao contrário das ações, títulos de dívida são obrigações – são papéis negociáveis cujos portadores estão emprestando dinheiro à emitente. Tecnicamente, os títulos de dívida negociáveis podem ser descritos como obrigações negociáveis a longo prazo, negociadas publicamente. São referidos como títulos de renda fixa porque as obrigações de saldar a dívida das emitentes são fixadas, a organização emitente concorda em pagar um montante fixo de juros periodicamente e em restituir o montante fixo do principal no vencimento. Os títulos de dívida fornecem ao investidor dois tipos de renda: a renda corrente e o ganho de capital.
1) renda corrente: equivale aos juros recebidos ao longo da vida da emissão;
2) ganho de capital: são gerados sempre que as taxas de juros de mercado caem;
Os Títulos de dívida podem ser considerados uma forma de investimento versátil, podendo ser usados conservadoramente por aqueles que buscam renda corrente alta, ou agressivamente, por aqueles que vão atrás de ganhos de capital. Devido à alta qualidade geral de muitas emissões de títulos de dívida, eles podem ser usados para a preservação e o acúmulo de capital a longo prazo, não só os investidores têm um alto grau de segurança de que terão o dinheiro de volta no vencimento, como o