titulação ácido - base
ENGENHARIA ELÉTRICA
Edson Santos Araújo
Gilberto Araújo Muniz
Heleno Silva Azevedo
João Paulo Lima dos Santos
Lucas Santana Chaves
Marlus Gustavo Souza
Mayron Tavares Rabêlo
RELATÓRIO DE QUÍMICA
Titulação de Ácidos e Bases
São Luis – MA
2013
Edson Santos Araújo
Gilberto Araújo Muniz
Heleno Silva Azevedo
João Paulo Lima dos Santos
Lucas Santana Chaves
Marlus Gustavo Souza
Mayron Tavares Rabêlo
TITULAÇÃO DE ÁCIDOS E BASES
Trabalho apresentado à disciplina de química geral ministrada pela profª: MsC. Cláudia Miranda para obtenção de 1º nota.
São Luis – MA
2013
Objetivo: O seguinte experimento tem o objetivo de realizar titulações de (ácidos - bases), com a finalidade de se conhecer a quantidade de uma substância necessária para neutralizar outra.
Introdução:
A titulação é uma das técnicas mais comuns para se realizar a análise quantitativa de varias substâncias. Essa técnica consiste na realização de uma reação imediata onde sua estequiometria e conhecida, para poder se conhecer a quantidade de uma substância. No seguinte experimento foram utilizados, NaOH (Hidróxido de Sódio) e HCl (Ácido Clorídrico), para explicar o principio da titulação por meio da neutralização entre ácido – base. Essa reação de ácido com base tem estequiometria de 1:1, isto é, cada mol de HCl irá reagir com cada mol de NaOH, portanto sabendo-se a concentração de NaOH podemos descobrir a concentração de HCl, por meio da adição da base ao ácido e verificando o ponto em que o titulante consumiu todo o titulado. Para saber a concentração de cada substância, deve ser feito um calculo para descobrir a sua molaridade, por meio da expressão: ou seja, A Molaridade é a razão da quantidade de matéria do soluto expresso em (mol) pelo volume de solução expresso em (litros). Para percebemos