A Ave
Papagaio-de-cara-roxa (Amazona brasiliensis)
Características: Este lindo papagaio é um Caiçara, verde, testa e loros vermelhos, vértice e garganta arroxeados, lados da cabeça azuis. Orla olar encarnada, coberteiras superiores e terciárias chamam a atenção por serem orladas de amarelo, retrizes com pontas amarelo-esverdeadas, sendo as externas com faixas largas subterminais vermelhas e o bico cor de chifre. Reprodução: nidifica em ilhas florestadas do Paraná.
Longevidade: 35 anos. Cativeiro: 10 anos
Alimenta-se de frutos, insetos e larvas, toma água nas bromélias. Une-se, formando casais fiéis até a morte. Constrói ninhos em ocos de árvores, pondo de dois a quatro ovos.
Comprimento: 36 cm.
Ocorrência Geográfica: Endêmico da Floresta Atlântica, de São Paulo ao Rio Grande do Sul, atualmente restrito ao sudeste do litoral paulista e Paraná. Eles são encontrados apenas na região costeira sul do Brasil nos Estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Categoria/Critério: Ameaçada. Intensa caça coletiva; Destruição do habitat natural. A perda do habitat e as dificuldades encontradas nas tentativas de reprodução em cativeiro tem contribuído grandemente com a redução de sua população. Tráfico.
Observações adicionais: O papagaio pode transmitir doença chamada PSITACOSE, através das fezes e poeira das penas.
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Nome científico: Amazona brasiliensis
Nome vulgar: Papagaio-de-cara-roxa
Categoria: Ameaçado
Mamíferos
Gato-palheiro (Felis colocolo)
Esta espécie é muito rara em cativeiro, sendo encontrada apenas nos zoológicos de Uberlândia e de São Paulo.
Características: Suas formas assemelham-se bastante as do Gato doméstico e tem a cor bem diferente dos outros pequenos felinos, apresentando-se em vários tons de marrom e cinza e com listas escuras nas patas. Alimentam-se de caças, principalmente aves e peixes, não comem e nem se aproximam de carniças. São animais de atividade