Titulação Ácido-Base
Titulação é um processo para a determinação de uma quantidade desconhecida de determinado composto em solução, chamado de titulado ou analito, através da reação deste com um reagente padrão ou padronizado, chamado de titulante. É bastante utilizada na ciência e na indústria, por exemplo, no controle da pureza da água, no controle de qualidade das indústrias de alimentos, entre outros [1].
A titulação consiste na adição de titulante ao titulado até que se atinja o ponto estequiométrico, ou ponto de equivalência, situação em que o volume de titulante adicionado é exatamente igual ao requerido pela reação estequiométrica entre titulante e titulado [1].
A solução cuja concentração é conhecida é chamada de solução padrão. Existem duas maneiras de preparar uma solução padrão:
Método direto
Solução padrão mediante a pesagem direta da quantidade de um reagente puro, preparada com volume exatamente conhecido, seguida pela diluição da substância [2].
Método indireto
É um composto que permite preparar uma solução titulante, e determina-se o volume necessário para neutralizar uma quantidade de matéria exatamente conhecida de um padrão primário.
No método direto obtém-se uma solução conhecida como solução padrão primária. No método indireto obtém-se uma solução padrão secundária. Nos dois métodos é necessária à utilização de um reagente de pureza elevada, suficientemente estável e solúvel no meio da titulação, conhecido como padrão primário. Uma titulação de padronização é um processo em que se utiliza um padrão primário para determinar a concentração de uma solução padrão secundária.
Para detectar o ponto estequiométrico da titulação é necessária a ajuda de um indicador. Um indicador ácido-base é um corante, solúvel em água, cuja cor depende do pH. O indicador muda de cor com o pH por ser um ácido fraco que tem uma cor na forma de ácido (HIn) e outra na forma de base conjugada (In-). O próton muda a estrutura da molécula do indicador, fazendo