Titulação Ácido-Base
É um processo onde reage um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ao titulado, o pH da solução (titulante+titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo da concentração inicial do titulante e do titulado.
Normalmente, para se fazer uma titulação, utiliza-se um frasco de erlenmeyer (onde são postos o titulado e um indicador ácido/base) e uma bureta, onde está contido o titulante.
Objetivo
Descobrir a concentração de uma base por meio da titulação ácido-base.
Materiais e reagentes
Suporte
Garra
Bureta
Funil
Erlenmeyer
Ácido clorídrico
Pipeta graduada
Pera
Conta gota
Fenolftaleína
Solução problema NaOH
Procedimento experimental
Completou-se uma bureta de 50 ml com a solução de ácido clorídrico 0,08M com o auxílio de um funil. Posteriormente pipetou-se 40 ml de solução problema NaOH de concentração desconhecida. Transferiu-se para o erlenmeyer e adicionou-se 3 gotas de fenolfitaleína. Titulando-se a solução de ácido da bureta no erlenmeyer, até atingir o ponto de equivalência.
Resultados, discussão e conclusão
Gastou-se 24,2ml de ácido clorídrico para a titulação. Calculou-se a concentração da base através da seguinte fórmula:
Va x [ácido] = Vb x [base]
24,2 x 0,08 = 40 x [base]
1,936 = 40[base]
[base] = 0,0484M
Conclui-se que é possível determinar a concentração molar de qualquer substância por meio da titulação, desde que tenha-se conhecimento exato da molaridade de uma outra substância, que servirá de titulante. Quando a solução atinge seu ponto de equivalência altera-se a coloração, pois a concentração do ácido torna-se maior que a base.
Portanto, ao realizar-se um experimento em que desejar-se descobrir valores exatos de determinada incógnita, deve-se atentar para escolher equipamentos e reagentes que forneçam medidas precisas