Chuva ácida
Teoria geral
A atmosfera, na ausência de poluição, é composta fundamentalmente por N2, O2, Ar, CO2 e quantidades variáveis de vapor de água. Nos locais poluídos, sobretudo em centros e industriais, muitas outras substâncias passam a fazer parte da composição do ar atmosférico. Estes gás que estão na atmosfera reagem com outras moléculas de água e formam a chuva ácida.
1º experimento
Introdução A chuva ácida é responsável por inúmeros problemas, entre os quais se destacam:
Prejuízos para a agricultura, pois o solo se torna ácido e, ao mesmo tempo, o SO2 destrói as folhas dos vegetais;
A água dos rios e lagos se torna ácida e, consequentemente, imprópria à vida de peixes;
Corrosão do mármore, do ferro e de outros materiais usados em monumentos e construções.
O álcool proveniente da cana-de-açúcar não contém impurezas de enxofre, portanto não contribui para o aparecimento de H2SO4 na chuva.
Objetivo:
Demonstrar como se forma a chuva ácida com compostos que contenham enxofre.
Material:
Repolho roxo(antocianina)
Papel toalha
Fósforo
Ácido acético(vinagre)
Seqüência experimental:
Dobrar uma folha de papel toalha de tal forma que fique parecida com uma régua de 30 cm. Molhar uma extremidade da folha com a solução contendo antocianina e adicionar uma gota de ácido acético para demonstrar que a solução de antocianina muda de cor na presença de um ácido.
Na outra extremidade do papel você devera colocar o fósforo aceso, mais este procedimento deve ser feito muito rápido, pois o enxofre contido no fósforo queima muito rapidamente feito isto apague o fósforo, pois ele será usado mais adiante neste experimento.
Você observa que o local onde foi colocado o fósforo mudou de cor e está igual a cor do ácido acético, logo o que se formou ali foi um ácido conforme o mecanismo abaixo:
S + O2 SO2
SO2 + H2O H2SO3
Obs.: Com este experimento você pode demonstrar porque uma pessoa chora quando esta descascando