Titulação potenciométrica
Alunas: Alessandra
Jéssica Pâmela Professor: Dr. Luiz Humberto Marcolino Jr. Professor : Dr. Márcio Bergamini.
(1)www.dec.ufcg.edu.br
TITULAÇÃO POTENCIOMÉTRICA
Determinação da concentração de íons cloreto e iodeto por titulação potenciométrica
FUNDAMENTOS
Métodos que baseiam-se na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. Medida feita pela diferença entre o eletrodo de referência e o eletrodo indicador. Potenciometria direta : usa a medida do potencial do eletrodo indicador para determinar a concentração de uma espécie iônica. Titulação Potenciométrica :o potencial do eletrodo indicador é medido em função do volume do titulante adicionado.
ELETRODOS DE REFERÊNCIA
EPH : relacionado com os valores tabelados de potenciais padrão de redução. ESC : Eletrodo de calomelano considerado padrão confiável devido a constância do potencial e facilidade de preparação, usado com solução saturada KCl por eliminar o problema da junção líquida. Eletrodo de prata-cloreto de prata: consiste de um fio de prata com uma fina camada de AgCl , mergulhado em solução de KCl. O potencial do eletrodo depende da [Cl- ].
ELETRODO DE CALOMELANO
(2)www.deboni.he.com.br
ELETRODOS INDICADORES
Eletrodo indicador é aquele cujo o potencial depende da concentração de um íon que se deseja quantificar. As principais características de um bom eletrodo indicador: Grande sensibilidade ao íon que se quer determinar. Alto grau de reprodutibilidade. Resposta rápida a variação da concentração do íon (durante o processo).
(4)www.wikpedia.com
TIPOS DE ELETRODOS INDICADORES
Eletrodos de 1ª, 2ª e 3ª espécie Para este experimento o comportamento do eletrodo indicador seguirá como eletrodo de 1ª classe. Eletrodo de vidro. Eletrodo de vidro seletivo para íons. Eletrodos de membrana sólida. Eletrodos de toca iônica.
VANTAGENS EM RELAÇÃO AO MÉTODO CLÁSSICO
Quando