Titulação potenciométrica
I – Introdução--------------------------------------------------------------------------------------3
II – Objetivos--------------------------------------------------------------------------------------5
III – Materiais e métodos------------------------------------------------------------------------5
IV – Procedimento experimental---------------------------------------------------------------5
V - Resultados e Discussões--------------------------------------------------------------------6
VI - Conclusão------------------------------------------------------------------------------------9
VII - Referências Bibliográficas----------------------------------------------------------------9
I - Introdução
I. 1 – pH de soluções, acidez e basicidade
O pH, potencial hidrogeniônico ou potencial hidrogênio iônico, é um índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.A escala do pH pode variar de 0 até 14, sendo que quanto menor o índice do pH de uma substância, mais ácida esta substância será.
O pH menor que 7 indica que tal substância é ácida, para pH maior que 7 indica que a substância é básica e para substância com pH 7 indica que ela é neutra.
O valor do pH está diretamente relacionado com a quantidade de íons hidrogênio de uma solução e pode ser obtido com o uso de indicadores. Os indicadores possuem a propriedade de mudar de cor conforme o caráter da substância, se for ácido ou básico:
- Ácidos: os ácidos são compostos moleculares. Só conduzem a eletricidade em solução, pois há dissociação, formando íons. Quando puros não conduzem a eletricidade. Ácido é uma espécie química que recebe par de elétrons.
- Bases: as bases são compostos iônicos, pois temos metal ligado ao oxigênio Me+(OH) – no estado sólido não conduzem a eletricidade, pois os íons estão presos. No estado fundido e em solução aquosa conduzem a corrente ,pois os íons estão libertos. A base é uma espécie química