Titulação potenciometrica
A titulação potenciométrica consiste em acompanhar os vários estágios e determinar o ponto final de um processo de titulação por intermédio da medida do pH. Neste método, o ponto de equivalência será revelado por uma abrupta modificação do pH. Para a medida do pH, e necessário um potenciômetro (peagometro) que fornece diretamente os valores variáveis do pH a medida que a titulação avança. A detecção do ponto final da titulação pode ser feita com maior facilidade pelo exame da curva de titulação (gráfico da variação do pH em função do volume de titulante adicionado). A exatidão dos resultados deste método dependera da habilidade com que o gráfico da curva de titulação for desenhado a partir das observações experimentais.
Objetivo: Neutralizar a solução acida através da base adicionada.
Materiais utilizados:
Peagometro Béquer Suporte universal com garra Pipeta Bureta Erlenmeyer Pipetador
Reagentes:
NaOH 0,1M HCL 0,1M Água destilada
Procedimento
Utilizar peagometro previamente calibrado (calibrado pela técnica) Com o auxilio de uma pipeta graduada, transferir para um Becker 30 mL de acido clorídrico 0,1M. Precisar o pH da solução acida com o peagometro e anotar o resultado. Lavar o eletrodo do peagometro com água destilada, tomando cuidado para não bater o bulbo no Becker. Através da bureta, adicionar gota a gota a solução de hidróxido de sódio 0,1M, após cada acréscimo de 3 mL, medir novamente o pH da solução acida e anotar para futura elaboração do gráfico da curva de pH. Antes de cada medida é recomendado lavar o eletrodo para não comprometer a leitura do peagometro. Depois de realizado este experimento nota-se o gráfico abaixo: Em vermelho a quantidade de NaOH adicionado e em azul o pH da solução. Ao lado a numeração de 1 a 15 trata-se do numero de vezes que adicionamos o NaOH.
Conclusão: Ao se adicionar NaOH ao HCL, o pH da solução resultante não aumenta de forma constante e linear, aumenta de forma linear, ou seja,