Titulação Potenciométrica
Titulação Potenciométrica
Introdução
Potenciometria ou método potenciométrico de análise química são métodos que se baseiam na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. É um método utilizado para detectar o ponto final de titulações específicas (chamada, pelo uso do método, de titulação potenciométrica), ou para a determinação direta de um determinado constituinte em uma amostra, através da medida do potencial de um eletrodo íon-seletivo, aquele que é sensível exatamente ao íon em análise. Na análise volumétrica, a quantidade de um constituinte de interesse (analito) é determinada através da reação desta espécie química com uma substância em solução padrão, cuja concentração é exatamente conhecida. Sabendo-se que a quantidade de solução padrão necessária pra reagir totalmente com o analito e a reação química que ocorre entre as duas espécies químicas, têm-se condições de determinar a concentração da substância analisada. O processo volumétrico utilizado para introduzir solução padrão no meio reacional é conhecido como titulação.
Titulação ácido-base é um processo onde se faz reagir um ácido com uma base para que se atinja o ponto de equivalência. À medida que é adicionado o titulante ou titulado, o pH da solução (titulante + titulado) vai variar, sendo possível construir um gráfico desta variação, ao qual se dá o nome de curva de titulação. O ponto de equivalência pode variar dependendo das concentrações iniciais do titulante e titulado.
Titulação ácido forte ∕ base forte
Neste tipo de titulação, o ponto de equivalência se dá aproximadamente em pH=7, pois o ácido ioniza-se e a base se dissocia praticamente em suas totalidades. Quando íons H3O+ e OH- reagem, formam água. Um exemplo deste tipo é a titulação de uma solução de HCl com NaOH:
NaOH(aq) --→ Na+ (aq) + OH- (aq) (dissociação da base)
OH-(aq) + H3O+ (aq) ↔ 2H2O(l) (a reação de