Patologias da orelha interna
TRABALHO:
PATOLOGIAS DA ORELHA INTERNA
Professora: SUSI LATT
Disciplina: FUNDAMENTOS DE AUDIOLOGIA
Curso: FONOAUDIOLOGIA
Aluno: CARLOS EDUARDO DA SILVA GONÇALVES.
RIO DE JANEIRO
2010
1. Surdez Súbita
1.1 - Definição da Patologia
A surdez súbita é uma entidade clínica, de etiologia variada e discutida, que se instala subitamente numa pessoa de audição normal, progredindo em horas ou dias, geralmente a perda auditiva é unilateral. Pode ser bilateral em 4% dos casos, a agressão a outra orelha faz-se após apreciável período de tempo.
Cerca de 80% dos casos os pacientes apresentam zumbido ou "estalo" na orelha, algumas vezes várias horas antes da perda de audição. Outras vezes, o indivíduo deita-se em perfeito estado de saúde e acorda já com a surdez instalada. Pode vir acompanhada de vertigem. A perda auditiva é do tipo neurossensorial e em grau de intensidade variável, desde pouco acentuada até profunda.
1.2 - Causas
Entre as principais causas conhecidas atribuídas como responsáveis pela instalação de surdez súbita, encontram-se as viroses, os distúrbios vasculares (espasmos vasculares ), as mudanças de pressão barométrica, o trauma acústico violento (explosões), o trauma craniano, o barotrauma (com ou sem fístula perilinfática), a cirurgia estapediana, o neuroma do acústico (etiologia que deve ser sempre suspeitada, pois existe em 10% dos casos), o esforço físico.
A grande maioria das causas de surdez súbita sensorioneural, são desconhecidas. Elas são rotuladas como de causa idiopáticas.
O fato de que a perda auditiva súbita ocorre em qualquer idade enfraquece a hipótese de que a idade seja um fator causal muito frequente.
1.3 - Dados Audiológicos
Achados Audiológicos
No estágio inicial, na maioria de casos, encontramos uma perda auditiva neurossensorial unilateral, de grau severo a profundo. Podemos encontrar uma curva audiométrica linear, ascendente ou