Titulação condutometrica
1. Introdução
Reações de neutralização são aquelas onde são adicionados ao meio um ácido e uma base de modo que o pH tende a se tornar neutro (pH 7). Essas reações são importantes em procedimento de laboratório conhecido como titulação ácido-base, no qual a concentração molar de um ácido em solução aquosa é determinada pela adição vagarosa de uma solução básica de concentrada conhecida. Quando a titulação ácido-base é concluída, no ponto de equivalência, a quantidade de mols de acido e base que está misturada encontra-se em uma razão estequiométrica.
O acido que é liberado no meio (cátions H+) se unem aos ânions (OH-) liberados pela base, com isso, formando-se as moléculas de água. A união do ânion do ácido com o cátion da base forma-se o sal.
Genericamente, temos:
ÁCIDO + BASE ÁGUA + SAL
A neutralização acontece quando a quantidade de íons H+ que é liberado pelo ácido é igual à quantidade de íons OH- liberados pela base.
Como o ácido e a base se dissociam uma parte positiva proveniente do acido e outra negativa proveniente da base estas soluções aquosas tem potencial de conduzir eletricidade, e essa característica de ser um bom condutor depende diretamente do número de íons disponível. Há três tipos de soluções, que são as de eletrólito forte, eletrólito fraco e os não-eletrólitos.
Os eletrólitos fortes como e o caso de ácidos e bases fortes são os que dissociam completamente em solução e são bons condutores elétricos.
Já os eletrólitos fracos são maus condutores de eletricidade, ou seja, se dissociam em pequenas quantidades, por exemplo, ácidos e bases fracas.
O presente experimento pretende evidenciar as afirmações acima mostrando que ácidos e bases fortes são eletrólitos fortes por isso bons condutores enquanto ácidos e bases fracas são eletrólitos fracos com isso maus condutores de energia elétrica. E também inserir o conceito de titulação de neutralização.
2. Objetivo
O experimento tem como objetivo