Titulação Condutométrica
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
DEPARTAMENTO DE QUÍMICA
ANÁLISE INSTRUMENTAL
Análise Instrumental
Relatório: Titulação Condutométrica
Aluna: Jessica Giovanna Bernardini Santin RA: 61590 Daniele Manholer RA:69836 Katleen Duarte RA:61915 WilianVidotto RA:
Professor: Dr. Edivaldo Egea Garcia.
Maringá, 26 de agosto de 2014.
1.Titulação de ácido clorídrico com hidróxido de sódio:
A titulação de ácidos fortes com bases fortes se constitui na condição mais favorável em condutometria. Isto ocorre devido ás grandes diferenças de condutividade dos íons H+ e OH- com relação a todos os demais íons.
Foram titulados 20 mL de HCl 0,01 mol L-1. O NaOH que está sendo adicionado, consome-se os íons H+, o íon com a maior condutividade equivalente, o que faz com que a condutividade da solução caia. A reação que ocorre durante e titulação é:
HCl(aq) + NaOH(aq) NaCl(aq) + H2O(l)
Como o NaCl se encontra em sua forma dissociada,a medida que NaOH é adicionado, a condutância referente aos íons Na+ aumenta. Porém, a condutividade do Sódio é muito pequena em relação ao H+, e portando não influência fortemente na tendência condutimétrica.
A condutância dos íons cloreto não se altera, já que estão presentes apenas no ácido e sua concentração permanece constante durante toda a titulação.
Após a adição de 9,74 mL de NaOH, todo o HCl foi neutralizado. Quando o numero de mol de NaOH é igual ao numero de mol de HCl, a condutividade deve-se apenas aos íons Na+ e Cl-presentes na solução e à auto ionização da água. Neste ponto a corrente medida é mínima, devido a este ser o ponto em que existe o menor numero de íons livres em solução.
A variação da corrente com as adições de agente titulante, assim como a corrente corrigida, são mostradas na tabela 1.
NaOH (mL)
Corrente
Observada
(ms/cm)