Titulação Acido Base
Profs Kátia Gabriel e Domingos Santana
Aula Prática Nº03
TITULAÇÃO ÁCIDO-BASE.
FUNDAMENTO TEÓRICO
Quando se prepara uma solução, há erros que não podem ser evitados devido a factores como imprecisões na determinação da massa ou de volume dos reagentes devido às características higroscópicas, à volatilidade, ao baixo grau de pureza, dentre outras. Pelo que, para se saber a concentração real de uma solução (padronizar a solução), utiliza-se a técnica de titulação, também conhecida como volumetria, que consiste de um método de análise quantitativa para determinar a concentração de uma solução desconhecida (titulado) a partir de uma solução de concentração conhecida (titulante). Para proceder uma titulação, utilizam-se materiais de acordo com a Figura 1:
O fundamento teórico desta técnica reside na reação química das duas substâncias em questão, de forma que, ao final do procedimento, essa reação seja completa. As reacções que serão testadas nesse experimento apresentam estequimiometria 1:1:
HCl(aq) + NaOH(aq) → NaCl(aq) + H2O(l)
1 de 4
Práticas de Química Experimental
Profs Kátia Gabriel e Domingos Santana
H3CCOOH(aq) + NaOH(aq) → H3CCOONa(aq) + H2O(l)
Ou seja, 1 mol de titulante (NaOH) reage com 1 mol de titulado (HCl/ H3CCOOH) e, então, diz-se que a solução do ácido foi neutralizada. Assim, ao final da titulação:
Sabendo que a concentração em quantidade química (M) de uma solução é igual à quantidade química de soluto (n1), em mol, dividida pelo volume (V) da solução, em litros, temse que:
Logo, a concentração em quantidade química (M) da solução que está sendo padronizada pode ser calculada substituindo-se a Equação 2 na Equação 1:
Para identificar o final da reação entre o titulante e o titulado é utilizada uma substância indicadora, que apresenta cores distintas antes e após o término da reação química.
OBJECTIVOS:
- Determinar a concentração de uma solução por meio de uma titulação